5 Craft

el-Hey, Lda

Shortlist

A. FILME. Realização

Aproximámos a câmara das mãos destes trabalhadores. Vimos de perto o know-how, dedicação e sabedoria com que estas mãos trabalham. Sentimos de tão perto o seu trabalho, que a experiência quase se tornou táctil e olfativa. Uma vez que estivemos limitados ao número de pessoas em Plateau, o que limita a riqueza de cenas pela falta de coreografia de actores e figurantes nos planos, fechámos os enquadramentos. Mas como isso nos parecia insuficiente para garantir riqueza ao filme, incluímos movimentos de câmara a estes enquadramentos, de forma a criar uma linguagem diferente, inovadora e marcante. A ideia foi usar travellings laterais, da esquerda para a direita, do início ao fim do filme para que a câmara atravessasse várias cenas transmitindo uma sensação de continuidade.

Esta é uma campanha de especial importância tanto para o Continente, como para o país. É uma ode à produção nacional e um reforço do apoio que a marca Continente sempre deu e que vai continuar a dar aos nossos produtores. Nesta campanha o objetivo é ter uma linguagem diferente, de forma a criar uma campanha inovadora, marcante e original, diferente das campanhas com banco de imagem ou com imagens de paisagens tipicamente portuguesas, que já se tornaram paisagem no bloco publicitário.

João Madeira

Diretor Fotografia