12 de Julho de 2024
"Revelações" de Ícaro Pintor, LimamiL e Lúcia Merzenich

No âmbito de "A matéria de que os sonhos são feitos" de Ícaro Pintor, o artista dá início à programação paralela à exposição (patente até 27 de Julho na próxima Sexta-Feira, 12 de Julho, com a primeira de duas performances na Sala de Exposições do Maus Hábitos.

Na performance "Revelações", 𝐈́𝐜𝐚𝐫𝐨 𝐏𝐢𝐧𝐭𝐨𝐫, em colaboração com 𝐋𝐢𝐦𝐚𝐦𝐢𝐋 e 𝐋𝐮́𝐜𝐢𝐚 𝐌𝐞𝐫𝐳𝐞𝐧𝐢𝐜𝐡, propõe destruir o dispositivo normal clássico da exposição e torná-lo próximo de um lugar de reflexão interior. Através desta abordagem, Ícaro convida o público a uma experiência que transcende a simples observação, promovendo uma imersão mais profunda e contemplativa.

LimamiL, fotógrafo e técnico da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, junta-se a Ícaro nesta exploração. As afinidades estéticas entre os dois artistas resultam numa coesão visual que desafia as normas expositivas tradicionais.

Lúcia Merzenich, flautista de jazz, adiciona uma camada sonora à performance com a sua
improvisação ao vivo. A sua música responde aos eventos no espaço, criando uma interação contínua e orgânica entre som, imagem e público.

"Revelações" oferece uma oportunidade única de envolvimento com a arte de forma íntima e
reflexiva, transformando a galeria num espaço de diálogo e introspecção.

📌 Sala de Exposições

📅Sexta-Feira • 12 de Julho • 20h00
🎟️ 𝐄𝐧𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐞

Ícaro Pintor

Iniciou os seus estudos artísticos em Pintura na FBAUP e conclui os estudos em artes plásticas (pintura) Escola Nacional Superior de Belas Artes de Toulouse.

Desde 1982 expõe o seu trabalho de pintura com regularidade, quer em Portugal quer no estrangeiro ao mesmo tempo que desenvolve atividades noutras áreas artísticas.

Lúcia Merzenich Pires

É flautista de jazz radicada em Bruxelas. Depois de terminar o curso de flauta clássica na Wolluwe St. Pierre Music Academy, decidiu mergulhar no Jazz e na improvisação - primeiro como autodidata, depois estudando em Musik og Teater Hojskole (Dinamarca) com Louise D.E. Blancarte e depois tendo aulas individuais com flautistas como Phillipe Laloy e Magic Malik.
Obteve a licenciatura de flauta de jazz na KCB (com Bruno Vansina)  e estuda atualmente no mestrado (com Jeroen VanHerzeele).
Lúcia atua em projetos de estilos musicais variados, desde improvisação livre até música muito escrita, ritmos rigorosos ao spoken word, mas que desenvolve especialmente na improvisação.

LimamiL

O momento mais memorável da sua carreira foi na adolescência, quando adquiriu a sua primeira máquina fotográfica, uma Kodak 110, que lhe custou quase 3 semanas de mesada.
Desde então, o meio tecnológico da fotografia tornou-se na ferramenta perfeita para todo o desenvolvimento do seu trabalho artístico, sendo ainda hoje a sua ferramenta predileta de investigação. As suas mais recentes produções plásticas apresentadas na exposição intitulada de Transfotografia #01, são igualmente produzidas a partir de uma forte inspiração na técnica, história e conceitos do meio fotográfico. Atualmente encontra-se a realizar Doutoramento em Valência na UPV, em Arte: Producción e investigación.
Foi professor na ESAP, Escola Superior Artística do Porto, no curso superior de Fotografia. Trabalha na FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como técnico superior de Fotografia. Foi professor assistente no ICP – in New York.

Programação Paralela:

12 de Julho • Performance • 20h00
"Revelações"
com Ícaro Pintor, LimamiL e Lúcia Merzenich

18 de Julho • Conversa • 19h00
"É só conversa", com Ícaro Pintor,  Rui Mascarenhas e Marcos Cruz

26 de Julho • Finissage e Performance • 20h00
"IFting" com Ícaro Pintor, Bernardo Santo Tirso e Vítor Hugo Rocha.

www.maushabitos.com | www.sacoazul.org