10 de Maio de 2024
ATLAS FESTIVAL 2024

A ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação - recebe no próximo dia 10 de Maio, em Lisboa, a terceira edição do Atlas – Animation, Visual Effects & Gaming Festival. Depois do sucesso das primeiras edições, a iniciativa este ano volta a reunir estúdios e profissionais que vão explorar tendências emergentes e apresentar em primeira mão os seus trabalhos de excelência nestas áreas.

O Festival oferece ainda acesso a múltiplos workshops, bem como relevantes oportunidades de interação e networking entre profissionais, estudantes e fornecedores de tecnologia do setor da animação, gaming e efeitos especiais.

Promovido e organizado pelo estúdio criativo Dialogue em parceria com a ETIC, o Atlas Festival propõe-se como um encontro anual de talentos do setor. O seu objetivo é partilhar conhecimento, promover o espírito de comunidade, valorizar as instituições de ensino nacionais e proporcionar oportunidades aos alunos e futuros profissionais.

César Furtado, Diretor Criativo da Dialogue, explica que “este ano continuamos a apostar num programa mais internacional com a presença da Pleid St. e Sarosfky, estúdios internacionais de referência, e a presença de oradores como o realizador Alessandro Novelli e o artista Omar Fernandes. Contaremos ainda com a presença dos estúdios Aim Creative Studios, Nebula e Sardinha em Lata, que são referências nacionais do setor. Queremos que o festival continue a crescer e a reunir cada vez mais estudantes e profissionais de dentro e fora do país”.

A participação no Festival é gratuita e os interessados podem inscrever-se em www.atlasfestival.pt.

Estarão presentes na edição de 2024:

> Pleid St., International Independent CGI Design studio www.pleid.st/

> Sarofsky, International Design studio www.sarofsky.com

> AIM Creative Studios, Animation-driven Production Company www.aimcreativestudios.com/

> Alessandro Novelli, Creative and Animation Director www.newgold.tv/

> Omar Fernandes, Art Director www.artstation.com/omarfernandes/

> Nebula, Creative Animation studio www.nebula-studios.com/

> Sardinha em Lata, Portuguese Animation Film Producer www.sardinhaemlata.com

Os workshops dedicados aos estudantes e profissionais do setor irão decorrer no dia 9 de Maio:

>  Milton Fernandes - Workshop de Escultura Digital

>  Sebastião Lopes - Rigging de Personagens 3D

>  Joana Ullan Vieira - Essenciais da Animação: os 12 Princípios e como abordar um Plano

>  João Carrilho - Harmony Premium Demo

SOBRE O ATLAS

De acordo com o Manifesto do Festival, a escolha do nome “Atlas” deve-se ao facto destes serem constituídos por um conjunto organizado de mapas ou cartas geográficas.

Da mesma maneira, o Festival Atlas pretende ser uma ferramenta que une conhecimentos fragmentados, que cria informação e sentido, que acrescenta valor ao que já sabemos. Como ponto de partida de um percurso de futuro, o Atlas pretende ir ainda mais longe, mapeando talento, ligando pessoas, partilhando novas ideias e experiências. Criando uma comunidade!