Jovens escritores e ilustradores, entre os 18 e os 30 anos, podem concorrer a prémios até 3.000 euros com obras inéditas que reflitam sobre o futuro de Portugal num mundo em mudança. Estes prémios são promovidos pelo Centro de Competências de Planeamento de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
O concurso Megatendências 2050, uma colaboração entre PlanAPP e a DGLAB, visa incentivar a participação de jovens criadores portugueses ou residentes em Portugal, oferecendo duas modalidades de prémio: Prémio de Conto e Prémio de Ilustração.A iniciativa é destinada a jovens entre os 18 e os 30 anos, portugueses ou residentes em Portugal, e oferece uma plataforma para que estes expressem a sua visão sobre o futuro de Portugal e do mundo.
As candidaturas estão abertas até 15 de novembro de 2024, com prémios monetários atribuídos aos três primeiros lugares de cada categoria: 3.000 euros para o primeiro lugar, 2.000 euros para o segundo, e 1.000 euros para o terceiro. Para além da recompensa financeira, os trabalhos vencedores poderão ser publicados no relatório “Megatendências 2050 – O Mundo em Mudança: Impactos em Portugal”, a ser lançado no primeiro trimestre de 2025, ou integrar a exposição no Encontro de Prospetiva da Administração Pública, agendado para o próximo ano.
Sabe mais sobre como podes participar, aqui!