25 de Julho de 2024
Candidaturas Mostra Nacional de Jovens Criadores

A Mostra Nacional Jovens Criadores volta a convocar jovens artistas residentes em Portugal, até aos 30 anos, para o mais alargado programa de estímulo à criação. As candidaturas estão abertas até 21 de setembro.

A Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC) é uma iniciativa do membro do governo com competência na área da juventude, gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Gerador. É o mais importante e alargado programa de estímulo à criação por jovens artistas em Portugal e existe desde 1997. Esta iniciativa arranca com uma fase de concurso aberto, passando, depois, por um período de seleção de obras e terminando com uma mostra expositiva e performática dos trabalhos selecionados. Os projetos mais bem avaliados terão acesso a um conjunto de prémios e vantagens.

Submete a tua candidatura numa das 15 áreas artísticas até ao dia 21 de setembro às 20h e junta o teu nome às centenas de criadores que, ao longo dos últimos 27 anos, foram impulsionados por esta iniciativa.

A edição de 2024 tem 15 áreas artísticas: Artes Têxteis, Cinema, Cruzamento Disciplinar, Dança, Declamação, Escultura, Fotografia, Gastronomia, Humor, Ilustração, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro.

Os selecionados terão oportunidade de expor ou apresentar a sua obra publicamente no evento oficial da Mostra Nacional Jovens Criadores, onde serão conhecidos também os vencedores de cada área.

Vão ser distribuídos 15.000€ em prémios, 1000€ por cada área artística. Os vencedores terão ainda direito a uma entrevista individual para o Gerador e a um curso gratuito à escolha na Academia Gerador, a realizar no prazo de um ano. Todos os selecionados poderão usufruir de 50% de desconto num curso da Academia Gerador.

Consulta o regulamento

Submete a tua candidatura