
O Museu Bordalo Pinheiro apresenta o ciclo de palestras "O Humor em Bordalo", um conjunto de quatro apresentações onde serão abordados diferentes aspetos do humor na obra de Rafael Bordalo Pinheiro.
O ciclo inicia no dia 21 de março de 2021, assinalando os 175 anos do nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro (21 de março de 1846 — 23 de janeiro de 1905), e pretende despertar a curiosidade para a obra do genial artista.
Todas as sessões serão transmitidas via live streaming, a partir da página de Facebook do Museu.
Venha aprender mais sobre a obra bordaliana e divertir-se connosco!
PROGRAMA
21 março, 18h00
Rafael Bordalo ao espelho, por Pedro Bebiano Braga
O caso singular da abundante autorrepresentação do artista visto através do espelho deformante da caricatura. Conhecer Rafael Bordalo física e psicologicamente, as suas emoções, metamorfoses, atributos e envelhecimento na criação imaginosa da sua identidade. Uma vida em frente ao espelho, servindo o humor.
28 março, 18h00
Ter Razão e ter Graça, para uma gramática do humor em Rafael Bordalo Pinheiro, por João Alpuim Botelho
Uma viagem sobre o humor de Rafael Bordalo Pinheiro, desmontando algumas das suas técnicas e explicando como pode ser uma ferramenta de leitura da vida política e social do final do século XIX.
11 abril, 18h00
O penico que ri, por Tiago Guerreiro
Explorando o uso e função do suporte artístico enquanto veículo do humor e crítica bordalianos, comentaremos a obra cerâmica e gráfica do autor. Seja um paliteiro em forma de pato banqueiro, um penico em forma de inglês ou uma página de jornal em branco.
18 abril, 18h00
O traço bordaliano nos monumentos, por Francisco Teles Gama
Através do olhar satírico de Rafael Bordalo Pinheiro vemos as representações de vários monumentos. O traço caricatural transcende as linhas arquitetónicas e históricas, para nos apresentar o teatro caricatural da política e sociedade portuguesa do final do século XIX.