Assumindo os design systems, cada vez mais, como uma área de trabalho específico da disciplina de design digital, é natural, que este tema, possa também herdar algumas daquelas que são as discussões filosóficas em torno do design desde sempre. Temas como, qual a diferença entre o design e a arte, qual o valor do design ou se o design é ou não essencial aos negócios, são tudo debates com muitas décadas na disciplina e que geram quase sempre discussões muito apaixonadas e apaixonantes.
Por entre algumas destas discussões, existe uma em específico que é também para os design systems cada vez mais relevante. O que pode o design fazer pelos negócios das empresas? Como medir o seu sucesso também em termos do negócio? Quanto investir em design? São tudo questões em torno de uma conversa, cada vez mais importante a ter nas equipas de design e que interessam também muito quando o tema é especificamente os design systems, por detrás dos ecossistemas de produtos digitais das empresas.
O design é algo diferente da arte e é bastante claro que este pode ter um impacto muito sério no negócio das empresas. Mas, como medir o impacto do design (e dos design systems, claro está) nos negócios e o que isso pode significar em dinheiro para as empresas, é uma conversa que só agora está no inicio e que seria muito importante aprofundar no futuro. É muito sobre isto e sobre naturalmente todo o trabalho de design systems que têm feito, que nos vão falar o Vitor Silva (Senior Principal Product Designer) e a Nádia Carmo (Principal Product Designer) da Farfetch na próxima conversa dos "Design systems tratados por tu".
Convidados
Nádia Carmo
Farfetch
Principal Product Designer
Vitor Silva
Farfetch
Senior Principal Product Designer
Moderador
Ruben Ferreira Duarte
DXD
Diretor de Marca e comunicação
Décima quarta sessão será com a Farfetch
Para alguém que trabalhe na área de tecnologia, mais especificamente em produtos digitais, seja em que área de atividade for, é quase impossível que o nome Farfetch não lhe queria dizer absolutamente nada. Aliás, mesmo não trabalhando na área de tecnologia, quando o tema é moda de luxo, é quase impossível que a palavra seja desconhecida de alguém. Reconhecida como o primeiro unicórnio português (empresas que atingem uma valorização de mil milhões de dólares), embora seja reconhecida maioritariamente do grande público pela sua plataforma de artigos de luxo, a Farfetch é hoje muito mais que uma simples loja online.
A Farfetch é hoje um ecossistema bastante alargado de produtos e serviços, onde a tecnologia desempenha um papel preponderante e o design é uma ferramenta, também ao serviço do negócio. Uma marca que vai muito para além do meio digital, mas que é neste espaço que os design systems desempenham uma missão muito importante de construção e manutenção dos vários produtos do ecossistema e acima de tudo de utilização eficiente de recursos.
Décima quarta sessão acontece dia 22 de junho pelas 18h30.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente aqui.
Biografias
Vitor Silva
Senior Principal Product Designer
Principal Product Designer with 15+ years of experience in digital design fields. Born in Porto, FBAUP Communication Design graduate, and currently leading company-level design projects at Farfetch.
Nádia Carmo
Principal Product Designer
Nádia Carmo is a product designer passionate about user experience and transforming complex problems into solutions that result in apps that are beautiful, functional, and easy to use. Having worked for the past 10 years with both startups and large organizations Nádia has become an expert in native applications. She is currently working as a Principal Product Designer for FARFETCH.