13 de Julho de 2024
Exposição 'Efforts of Nature IV', de Morgan Quaintance

Morgan Quaintance inaugura a sua primeira exposição em Portugal, "Efforts of Nature IV", na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a 13 de julho. A exposição apresentará um corpo de trabalhos inédito e site specific, que incita reflexões articuladas em torno da passagem do tempo, da mortalidade, da dissolução do corpo e da desintegração das calotas polares.​

Morgan Quaintance é um artista e escritor sediado em Londres, cuja prática artística cruza o cinema experimental, o filme ensaístico, a autobiografia documental e o trabalho articulado de som.

Além dos seus textos criticamente incisivos serem integrados em publicações como Art Monthly e the Wire, as suas obras cinematográficas têm sido exibidas em diversos festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Roterdão e o Open City Documentary Festival de Londres, bem como em importantes instituições incluindo o MoMa, em Nova Iorque, e o  Konsthall C, em Estocolmo. Já no Curtas Vila do Conde, Quaintance é uma presença bem (re)conhecida, tendo por três vezes integrado a Competição Experimental do festival, vencendo-a em 2020 e 2021 com as obras South e Surviving You, Always, respetivamente.

Cruzando documentação e material arquivístico e encontrado com filmagens próprias, Quaintance trabalha imagens em movimento e sonoridades alargadas que resultam numa malha de texturas justapostas, intercetantes e perspicazmente ambientadas. As suas obras são autênticos corpos de memórias, imbuídos em retratos expandidos, individuais e coletivos, que navegam experiências culturais e sociopolíticas. Interessado nas matérias da condição humana, da etnografia, da contracultura, do cultic milieu, dos ambientes construídos e em histórias Afro-Caribenhas, Britânicas e da Ásia Oriental, o trabalho do artista instrumentaliza os fluxos temporais, para escavar narrativas complexas, que sendo recuperadas do passado, se mantêm incisivas e reativas à contemporaneidade.

De 12 a 21 de julho, o 32.º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema apresenta um programa completo dedicado a Morgan Quaintance, incluindo um conjunto de sessões que combinam uma retrospetiva parcial da sua obra cinematográfica com uma Carta Branca do artista, permeando e expandindo em sala os diálogos e influências que as suas escolhas estabelecem. O programa completa-se com uma visita guiada, incidente sobre a exposição, e uma masterclass, onde Quaintance refletirá sobre o peso da falência física do corpo no momento da criação artística, com base na sua própria experiência com a dor crónica.

EXPOSIÇÃO

· Exposição | 13 JUL — 31 AGO 2024