A exposição organizada pelo Centro de Estudos Sobre África e Desenvolvimento (CESA/ISEG-Universidade de Lisboa) e pelo Museu Nacional de Etnologia, comissariada por Isabel Castro Henriques, realiza-se no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e tem inauguração marcada para dia 29 de outubro, às 18h30, e vai estar disponível até dia 2 de novembro de 2025.
"Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo em África: Mitos e Realidades." retrata as linhas de força do colonialismo português em África nos séculos XIX e XX e tem como objetivos desconstruir os mitos criados pela ideologia colonial, descolonizar os imaginários portugueses e contribuir, de forma pedagógica e acessível, para uma renovação do conhecimento sobre a questão colonial portuguesa.
Ao longo de 2025, no Museu Nacional de Etnologia, decorre ainda um ciclo de conversas intitulado “Desconstruir o Racismo, Descolonizar o Museu, Repensar o Saber“, nas quais vão ser debatidos temas atuais como o conhecimento da historiografia africana, as reparações históricas, as independências africanas e o racismo em Portugal.
Sabe mais no site.