27 de Agosto de 2024
FUSO 2024 _ Festival Videoarte

O festival português de videoarte regressa pela terceira vez ao pólo cultural da Trienal para um serão ao ar livre. Com o pátio como tela, a noite arranca com uma conversa entre a curadora marroquina Laila Hida e Vítor Belanciano, seguida da projecção de cinco curtas-metragens.

O FUSO 2024 mantém-se firme no compromisso em apresentar obras no campo da imagem em movimento que encorajam as pessoas a envolverem-se criticamente com o mundo em redor, reforçando a importância do vídeo como uma ferramenta para a reflexão e conscientização.

"O papel do artista é exactamente o mesmo que o papel do amante. Se eu te amo, tenho de te tornar consciente das coisas que não vês." James Baldwin

Resistência, mais uma vez.
As experiências de guerra e de exílio, migração e deslocamento, lutas sociais, questões identitárias, urgência climática...são temas que emergem na arte numa época marcada pelo acirramento das desigualdades e dos embates geopolíticos, e pelo fortalecimento das práticas descoloniais. Protesto, narrativas pessoais ou documental, sátira e provocação, empatia e solidariedade... são formas de resistência que a arte utliza. Entre murmúrios de esperança, fornecem orientações para compreendermos os acontecimentos contemporâneos.

A 16ª edição do FUSO acontece de 27 Agosto a 1 de Setembro de 2024 e reúne obras de artistas cujas práticas definem as realidades contemporâneas e chamam a atenção para as formas como essas questões existiram e ainda permanecem na sociedade. Como nas edições passadas, as sessões acontecem ao ar livre, em espaços como o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Palácio Sinel de Cordes ou o Museu da Marioneta.

Criado em 2009, o FUSO é o único festival português de videoarte, de produção nacional e internacional que se realiza anualmente em Lisboa e nos Açores (FUSO Insular).A programação é eclética, tal como são as linguagens que dão corpo à videoarte. Como medium, é sem dúvida o que tem maior flexibilidade, maior capacidade de abarcar e cruzar as disciplinas artísticas contemporâneas: as artes visuais, a performance, a dança e o teatro, o cinema ou a literatura.

Sabe mais