15 de Junho de 2024
Lançamento do catálogo e exposição “Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro"

No dia 15 de junho, a partir das 15.30 horas, a Casa do Design de Matosinhos recebe um evento de relevo relacionado com a exposição “Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro – Editorial e Design do Livro em Portugal no Século XX”.

Trata-se do lançamento do livro/catálogo da mesma exposição, que será acompanhado com uma conversa em torno dos livros. A conversa, que pretende ser também um debate com a intervenção da audiência, terá como participantes os curadores da exposição, Jorge Silva e José Bártolo, o designer do catálogo, João Queirós, e um convidado especial, o professor e investigador Nuno Medeiros, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A moderação da conversa estará a cargo de Andreia Faria. Nuno Medeiros, o convidado especial do debate, é atualmente o responsável pelo programa Educação e Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde é investigador integrado no respetivo Centro de Estudos Comparatistas. Uma das áreas científicas das suas investigações é a sociologia da cultura, através da qual estuda a sociologia histórica do livro.

Esta sessão marca o início das atividades paralelas relacionadas com a exposição, um ciclo de conversas em torno dos livros que a esad—idea pretende levar a cabo todos os meses até ao final da mostra. O catálogo da exposição, apresentado em formato de um livro, é um documento único, que vai além da própria mostra. Segundo o designer João Queirós funciona mais como uma espécie de arquivo, que contém os livros expostos, mais a necessária cronologia das editoras do século XX. A exposição “Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro” está patente na Casa do Design até ao dia 27 de outubro e merece bem uma visita detalhada.

Horários da Casa do Design:
Terça a sexta – Das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas.
Sábado e domingo – Das 15 às 18 horas.
Encerra às segundas
229 39 24 70 / casadodesign@cm-matosinhos.pt