![Pós-Laboratórios de Verão](https://cdn.bndlyr.com/nr1dxae7lw/_assets/captura-de-ecra-2025-01-28-as-154037.png)
Desde a sua criação, em 2015, que o programa Laboratórios de Verão potencia a criação artística local apoiando centenas de artistas na disseminação dos seus projetos. Este ano a iniciativa proporcionou o surgimento de quatro novas obras audiovisuais e instalações artísticas, que vão ser agora apresentadas na última iteração de Pós-Laboratórios de Verão, no Auditório Municipal de Vila do Conde, de dia 2 a 22 de fevereiro de 2025.
O Pós-Laboratórios de Verão surge no contexto da 10ª edição do Programa de Apoio à Criação Artística Laboratórios de Verão, numa parceria entre o gnration (Braga), o CIAJG — Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e a Solar — Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde). Este ano, após um concurso aberto a artistas e coletivos naturais ou residentes no Distrito de Braga ou Concelho de Vila do Conde, foram escolhidas quatro propostas de distintas origens, naturezas e horizontes estéticos para materializarem os seus projetos durante períodos de residência nas instituições participantes, realizados no passado verão.
Em Vila do Conde, reencontramos assim os trabalhos de Sally Santiago, das duplas Sofia Morim + Filipe Carvalho e Francisca Miranda + Inês Leal, assim como do trio composto por João Carlos Pinto, João Miguel Braga Simões e José Diogo Martins, todos eles adaptados e, em alguns momentos, significativamente transformados em relação ao seu formato anterior, de modo a responder à configuração do novo espaço expositivo e em continuidade com o carácter experimental que está na base dos Laboratórios de Verão.