O Projeto “Celestino” nasce numa interação de Rui Sousa, da Poesia pra todos, com o Celestino que é sem-abrigo. Sempre que o Rui passava, ele estava a ler um livro. Lembrou-se o Rui de lhe perguntar se ele também escrevia e o Celestino respondeu que não tinha como escrever, faltava-lhe o papel e a caneta. A ideia foi distribuir cadernos e canetas pela comunidade sem-abrigo e descobrir se havia mais gente como o Celestino com vontade de se exprimir.
O “Caderno de Rua” é um livro que reúne poesias e histórias de vida, criadas por aqueles que enfrentam realidades extremas, como a dependência de substâncias ou a condição de sem-abrigo.
O Projeto Celestino e o “Caderno de Rua” tem a mesma força que alimenta a Associação Poesia P'ra Todos, uma associação juvenil sediada em Lisboa, responsável pelo projeto: dar voz e palco à expressão livre através da palavra poética. Este projeto nasceu de uma vontade antiga e materializou-se com a candidatura aos “Projetos Solidários”, iniciativa financiada pela União Europeia.
O projeto foi pensado para promover os princípios do desenvolvimento comunitário e foi possível através das parcerias estabelecidas com o GAT IN Mouraria e com a associação de intervenção comunitária CRESCER, intermediárias entre a associação e os poetas.
O produto final é a publicação do livro “Caderno de Rua”, com edição da Poets & Painters, à venda sexta feira, 31 de Janeiro de 2025, no lançamento, e no site da Poets & Painters.
DATA: 31 de janeiro de 2025
HORA: A partir das 18h30
LOCAL: No Poets & Painters - Creative Room, Rua do Olival, 260, Lisboa
O evento conta com uma sessão de Open Mic, uma exibição do registo documental de João Meirinhos, e um espaço para perguntas e troca de ideias sobre o projeto.