
Está de regresso o SONICA EKRANO, o festival português de cinema dedicado por inteiramente à música.
De 11 a 19 de abril, a ADAO, o Cineclube do Barreiro e a Casa do Comum, em Lisboa, acolhem a 4ª edição do festival, que assim regressa ao seu carácter intermunicipal original, e promete perto de duas dezenas de filmes documentais - com várias estreias nacionais - sobre artistas, movimentos e géneros musicais à margem do mainstream. Este ano, e pela primeira vez, o festival terá uma secção competitiva e exibirá também curtas-metragens.
O SONICA EKRANO é um festival de cinema documental dedicado a músicas, músicos, sons e movimentos nas margens da massificação e da popularidade.
Dedicado por inteiro às “outras músicas”, o SONICA EKRANO dá acesso a filmes excepcionais que retratam artistas, sons e movimentos locais e globais que tantas vezes passam por entre os interstícios da ampla oferta audiovisual dos nossos dias - porque continua a ser longe dos holofotes mediáticos que tantas vezes se vai criando a história, tanto no presente como em passados que, por vezes, demoram décadas a ser (re)conhecidos. O festival oferece um espaço de oportunidade para assistir a obras cinematográficas às quais – mesmo na era das plataformas digitais – o acesso é limitado, num contributo mais em prol da inclusão audiovisual, atendendo à diversidade geográfica e ao equilíbrio entre perspectivas históricas e narrativas contemporâneas.
O SONICA EKRANO é uma organização da OUT.RA, e é membro da rede europeia Music Film Festival Network.
Segue toda a programação aqui.