12 de Julho de 2024
Uma espécie de retrospectiva

A exposição individual UMA ESPÉCIE DE RETROSPECTIVA de Ricardo Milne vai ser inaugurada no dia 12 de Julho, das 18h00 às 20h30. Esta mostra ficará patente até dia 3 de Agosto e a entrada é gratuita.

Nesta espécie de retrospectiva, Ricardo Milne revisita vários momentos do seu percurso artístico nos domínios da cerâmica e da Toy Art. O artista abre-nos a porta para um mundo paralelo habitado por infladas e divertidas criaturas, onde qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

A obra de Milne transporta-nos para a dimensão fértil da infância, o território onde é possível a existência destes seres de formas fluídas, que parecem fundir-se como pastilhas elásticas. Como se cada peça tivesse saído, por vontade própria, de uma fábrica de brinquedos dominada por uma entidade sobrenatural insolente, que dá azo a delirantes criações.

Embora o trabalho de Ricardo Milne contenha uma carga nostálgica, o que sobressai é a nítida linguagem contemporânea fortemente influenciada pela arte urbana. A estética subversiva e a energia crua manifestam-se sobretudo na fase de acabamento, pelo uso de tintas em spray e dos ousados traços a marcador.

O artista desafia as expectativas do que a cerâmica pode ser. As formas esféricas de cores vibrantes, que são um elemento recorrente no seu trabalho, tornam-se plataformas para a expressão artística ilimitada. A mistura de técnicas e influências não só enriquece visualmente as peças, mas também traz uma dimensão crítica, convidando à reflexão sobre a interação entre o quotidiano, o lúdico e o artístico.

BIOGRAFIA
Ricardo Milne (1972) é um ceramista e escultor apaixonado pela cultura pop, nascido em Moçambique e residente em Lisboa.
Milne estudou design gráfico no AR.CO. Trabalhou como designer e ilustrador em diversos projetos gráficos no cenário artístico cultural e design editorial.
Quando surgiu uma nova oportunidade, Milne mudou-se para Tóquio, no Japão onde conheceu o movimento denominado de Toy Art. Com a intenção de dar vida às suas ilustrações, Milne descobriu na cerâmica as inúmeras possibilidades criativas que esta Arte poderia oferecer.

Actuamente tem atelier na Fábrica Moderna em Lisboa, onde explora diferentes processos de idealização e produção de objectos cerâmicos, usando técnicas tradicionais de modelação, fabricação e vidragem/pintura aliadas às novas tecnologias e materias, com o objectivo de desenvolver uma linguagem própria e contemporânea que espelhe as tendências da arte urbana.