Entre 30 de abril e 2 de maio, o
#CreativeExpress vai reunir online o talento de 31 jovens criativos de toda a
Europa.
Os participantes vão desenvolver ideias
criativas para o projeto The New European Bauhaus, que tem como finalidade
imaginar os locais mais belos, sustentáveis e inclusivos para vivermos após a
pandemia.
A equipa de mentores será composta por criativos
de renome que, ao longo de dois dias e meio, irão orientar o trabalho dos
jovens participantes.
31
jovens talentos de 13 países europeus foram convidados pelos respetivos clubes
nacionais, membros do Art Directors Club of Europe (ADCE), a participar na 10.º
edição do #CreativeExpress, um programa educativo exclusivo que irá decorrer
entre 30 de abril e 2 de maio.
Esta
edição do workshop #CreativeExpress vai centrar-se no projeto da Comissão
Europeia, The New European Bauhaus.
A
iniciativa procura associar o Pacto Ecológico Europeu à nossa forma de vida. O
objetivo do The New European Bauhaus é fazer com que todos os europeus imaginem
e criem locais com sentido estético, sustentáveis e inclusivos onde possamos
viver em comunidade depois da pandemia. É aqui que entra o ADCE. Enquanto
parceiro do projeto, está a participar na iniciativa convidando os jovens
europeus mais talentosos a contribuírem com as suas ideias.
O New European Bauhaus é um movimento criativo e interdisciplinar
que está ainda a dar os primeiros passos. Os participantes no #CreativeExpress,
jovens talentos orientados por profissionais, vão contribuir com propostas
criativas para dar resposta a alguns dos desafios mais importantes que a nossa
sociedade enfrenta, formando grupos de trabalho para desenvolver ideias que
resolvam os problemas de sustentabilidade, como diferentes soluções para
reduzir as emissões de CO2 produzidas pelos produtos e
serviços de diversos setores de atividade (mobilidade, moda, alimentação, entretenimento,
desporto, etc.).
Durante os 3 dias do encontro digital, irão debater estas questões
com a ajuda de alguns dos melhores criativos sénior, com os quais poderão
contar enquanto mentores durante todo o programa.
Entre estes, estarão o Diretor do Creative Express, Hans-Peter Albrecht (The Wunderwaffe), Erik Kessels (KesselsKramer), Charlotte Bufler (The Wunderwaffe), David Torrents (david torrents + alba font), Irina Metneva (Vandog Agency), Hannes Böker (Red Bull), Patsy Haslinger (Gruppe am Park) e Jamshid Alamuty (Neural Jam), no grupo de mentores está a diretora criativa Bruna Gonzalez, em representação de Portugal.
As ideias
finais vão ser apresentadas em direto no canal Youtube do ADCE no domingo,
dia 2 de maio às 16h. Serão também publicadas no Website do ADCE e enviadas oficialmente
para o Website do The New European Bauhaus.
Os jovens
criativos, originários de 13 países europeus, foram selecionados pelos
respetivos clubes nacionais, membros do ADCE. À semelhança de edições
anteriores, todos têm menos de 28 anos e, no mínimo, dois anos de experiência
profissional na área.
Os portugueses selecionados pelo CCP são André Cabral, João Elias, Luis Paladino e a Susana Martins.
André Cabral
Copywriter
comOn
João Elias
Copywriter criativo
FCB Lisboa
Luis Paladino
Diretor
de arte criativa
FCB Lisboa
Susana Martins
Designer gráfica
esad — idea
A juntar aos portugueses estão:
· Yannic Hefermann,
Designer na loved GmbH (Alemanha)
· Nhi Bui, Diretora de
arte júnior na thjnk Hamburg GmbH (Alemanha)
· Alina Wessendorf,
Copywriter na Havas Düsseldorf (Alemanha)
· Laurenz Breier, Copy
criativo júnior na thjnk Hamburg GmbH (Alemanha)
· Andreas Palfinger, Designer multidisciplinar e artista
gráfico (Áustria)
· Irene López Muñoz,
Copywriter na Brother Barcelona (Espanha)
· Gisela Castañé, Diretora
de arte na Brother Barcelona (Espanha)
· Mireia Pascual, Diretora
de arte na Brother Barcelona (Espanha)
· Karla Ribelus,
Designer gráfica e diretora de arte na La Ecwador (Estónia)
· Mia-Mona Andres, Designer
gráfica e digital na Estookin OÜ (Estónia)
· Saana Simander, Especialista
em comunicação e RP na TBWA\Helsinki (Finlândia)
· Sanni Wessman, Ilustradora
e designer gráfica (Finlândia)
· Anton Baer, Realizador/diretor
de fotografia na Keski Agency (Finlândia)
· Lara Ala-Olla,
Designer na TBWA\Helsínquia (Finlândia)
· Cillian Kenny,
Copywriter júnior na In the Company of Huskies (Irlanda)
· Eva Redmond, Diretora
de arte na Core (Irlanda)
· Beatrice Galli,
Copywriter na M&CSaatchi Milano (Itália)
· Claudia Venturini, Diretora
de arte na Innocean Worldwide Italia (Itália)
· Paula Kristiana
Petersone, Copywriter na Not Perfect (Letónia)
· Ieva Vitola,
Copywriter criativa na VUCA (Letónia)
· Rita Raziūnaitė,
Designer na Panevėžio kraštotyros muziejus (Lituânia)
· Asia Mier Villar, Diretora de arte
júnior na VCCP Prague (República Checa)
· Nina Urminská,
Copywriter na McCann Prague (República Checa)
· Imad El Rayess, Criativo
na Habibi UG (Suíça)
· Jessica Rees, Estratégia
de marca e estratégia criativa na Habibi UG (Suíça)
· Vladislav Minchev,
Copywriter na Leo Burnett Ukraine (Ucrânia)
· Ihor Havrush,
Copywriter na Saatchi&Saatchi (Ucrânia)
Este ano realiza-se a
10.ª edição do Creative Express, a segunda a acontecer em formato online, devido
à pandemia. As anteriores edições do Creative Express tiveram lugar em Riga
(2019), Lisboa (2018), Roma (2017), Helsínquia e Tirol (2015), Munique e
Amsterdão (2014) e Innsbruck-Viena (2013).
Sabe mais sobre o Creative Express.
Relacionados