No passado dia 17 de maio, a agência criativa ucraniana Bickerstaff.111, sediada em Kiev e sócia do Clube da Criatividade de Portugal, foi reconhecida como a Agência de Publicidade Boutique do Ano e recebeu os cubos de Ouro e Bronze nos conceituados ADC Annual Awards. Uma agência formada em plena pandemia, onde a guerra impulsionou a conquista de novos mercados e a procura de um novo espaço para se sediar. Lisboa foi a escolha e, este ano, pisaram o palco do 25º Festival CCP para uma conferência dedicada a todas a estas e outras conquitsas.
Com mais de um século de história, o ADC Awards homenageia a criatividade em diversos campos, como publicidade, digital media e design. E este ano, Bickerstaff.111 mais uma vez tornou-se parte desta história. Deveu-se sobretudo ao branding da Ilha Khortytsia, um lugar na Ucrânia que a maioria das pessoas no mundo nem consegue pronunciar corretamente. Durante a grande cerimónia do 102º Prémio Anual da ADC, foram homenageados com um Cubo de Ouro, um Cubo de Bronze e um Mérito.
A campanha Khortytsia: The Island of Mystery criou uma perspetiva nova e cativante à ilha, conhecida pela sua rica história e folclore. Através da criatividade, a Bickerstaff.111 ampliou a mística da ilha, tornando-a mais fascinante não apenas para visitantes ucranianos, mas também para visitantes estrangeiros.
"It's a great honor for us to be named Boutique Agency of the Year. It's a wonderful opportunity to showcase Ukrainian creativity to the world. I'm happy that people are getting to know about Ukraine not only through the war news, but also by getting acquainted with our talent", declarou o Diretor Criativo da Bickerstaff, Illya Anufrienko.
A Bickerstaff.111 tem mostrado saber lidar com desafios desde a sua inauguração no auge da pandemia de COVID-19 em 2020.
Ao longo destes anos conseguiu arrecadar os prémios Epica, Golden Drum, Effie Awards Ukraine, D&AD, The Drum Design Awards, Communication Arts, Design Week Awards e PHNX Awards. Profissionalismo é fazer bem o seu trabalho em qualquer circunstância, este é o lema dos "Bickerstaffers", que, mesmo durante uma guerra em grande escala, arrecadaram o título de melhor agência da Europa Central e Oriental no Epica Awards 2022.
A guerra impulsionou a agência a conquistar novos mercados, e a escolha recaiu sobre Portugal. A empresa juntou-se ao CCP em agosto de 2022 e, em 2023, abriu o seu primeiro escritório em Lisboa.
A escolha por Portugal deu-se por haver muitas oportunidades para o desenvolvimento do setor criativo. E todos sabemos que nada ajuda a ter ideias melhor do que ter por perto o oceano e os pastéis. A equipa criativa já está aberta a novos projetos e ansiosa por ver quais os desafios e oportunidades que o mercado português oferece. No entanto, Khortytsia não é o único projeto social do qual a Bickerstaff se orgulha.
Outro exemplo é livro de 50 kg e 6000 páginas "Crime Without Punishment", criado em conjunto com a Academia de Liderança Ucraniana sobre os crimes da Federação Russa, criado após a segunda Câmara de Pré-Julgamento do Tribunal Penal Internacional emitisswir um mandado de prisão para Vladimir Vladimirovich Putin, em março de 2023. Com este trabalho, através da criatividade pretendeu-se mostrar ao mundo como é um clássico russo moderno. E foi bem sucedido: foi visto na OTAN, no Parlamento Europeu, no Conselho da Europa e noutras organizações na Polónia, Alemanha, França, Bélgica e Áustria.
"Modern Russian classics are written in blood. This is a crime that is happening right now, just like a book whose volume is growing in real time. What its ending will be and whether there will be a logical conclusion — punishment for the criminals - depends on whether the support for Ukraine will continue or whether the world will get tired and the terrorists will get away with it," declara a equipa.
O trabalho que está a ser desenvolvido pelo Bickerstaff, nomeadamente a campanha "Khortytsia – the Island of a mystery", arrecadou também o galardão ADCE Genius Loci 2022, trazendo a sua equipa ao palco da ADCE Winners Portugal Night no início deste ano.
Foi agora a vez de dar palco à história da agência que escolheu Lisboa como segunda casa, no ciclo de Conferências "Traz outro amigo também" dia 23 de maio, no decorrer do 25º Festival CCP 2023. A oradora Maria Kochurenko, Managing Partner e Creative Strategist da Bickerstaff.369, apresentou "Bickerstaff.123: the story about numerology", onde falou sobre a indústria criativa na ucrania durante a guerra.
@franciscocmelim
Relacionados