O 25º Festival CCP 2023 terminou hoje, dia 26 de maio, no Hub Criativo do Beato, no espaço da antiga Fábrica do Pão, com a Gala de Entrega de Prémios conduzida pela apresentadora e atriz Joana Barrios.
A Campanha “ABCLGBTQIA+”, da agência in-house da The Walt Disney Company em colaboração com a Stream and Tough Guy, para a Fox Life e a ILGA, venceu o Grande Prémio CCP 2023, com o patrocínio dos Jogos Santa Casa. “The Forgotten Team”, da Dentsu Creative para a MEO e a Amnistia Internacional, venceu o Grande Prémio Jornalistas. O Grande Prémio para o Bem foi atribuído à campanha “Petição Luto Parental” da Tux & Gill para a Acreditar.
O Escritório foi eleito a Agência do Ano e a Super Bock arrecadou o título de Anunciante do Ano. Foram ainda revelados os melhores de cada categoria a concurso:
Publicidade
Melhor Agência: O escritório
Melhor Anunciante: Super Bock e Domino’s Pizza (empate)
Design
Melhor Estúdio: Graficalismo
Melhor Anunciante: Ciclopes
Digital
Melhor Agência: Graficalismo
Melhor Anunciante: Mister Cimba
Experiências de Marca
Melhor Agência: Uzina
Melhor Anunciante: Samsung
Craft em Publicidade
Melhor Produtora de imagem: 78
Melhor Produtora de Som: Guel
Melhor Anunciante: Ikea
Criatividade em Meios
Melhor Agência: Dentsu Creative
Melhor Anunciante: MEO e Amnistia Internacional
Integração e Inovação
Melhor Agência: Uzina
Melhor Anunciante: FOX Life e ILGA
Este foi o ano com mais trabalhos a concurso na história do Festival, com 1030 inscrições feitas por 147 empresas, tendo chegado 389 a shortlist. Foram atribuídos no total 47 ouros, 91 pratas e 123 bronzes.
Os premiados já podem ser consultados.
NOTA: Indicamos que nas primeiras horas da manhã, a plataforma online com a revelação de premiados apresentava erros, que foram já resolvidos. Todas as empresas premiadas vão receber durante a próxima semana a listagem dos seus prémios.
Entre as surpresas da noite, destacou-se o concerto de abertura do Gohu, alter ego musical do publicitário Hugo Veiga, CCO Global da AKQA.
Nessa mesma noite, subiram ao palco os Young Lions que vão representar Portugal em Cannes este ano, os vencedores das bolsas Zona II, assim como os vencedores dos Briefs Abertos 2023, dando a conhecer os jovens talentos que melhor responderam aos briefs das marcas Jogos Santa Casa e Leroy Merlin.
A noite terminou em festa, no Espaço Sagres, ao som da dupla The quiet times, com Alberto Vieira, art director da Havas Portugal, e João Abreu, produtor executivo da Playground, e a DJ Santanathe4th, Armanda Santana, account director da Funnyhow.
O Clube agradece a todas as empresas e parceiros que apoiam o Festival CCP: à Câmara Municipal de Lisboa pela co-organização da Semana Criativa, ao Hub Criativo do Beato pelo espaço; à BDO, que audita os prémios desde o primeiro ano; à Sagres, a bebida oficial do Festival; à Publibranco, merchandising partner; ao Hotel Britania, hotel oficial; à RFM, rádio oficial do Festival; e à Multishow pelos audiovisuais e alinhamento da Gala. Obrigado à EDP, Esporão, Fedrigoni, Jogos Santa Casa, Leroy Merlin, Startup Lisboa, Pingo Doce, Vodafone, Worten e Xerox, patrocinadores do 25º Festival CCP. Um agradecimento também aos media sponsors: Briefing, Carma , ECO, Gerador, Imagens de Marca, Marketeer, MOP, Latin Spots e Meios & Publicidade. Um agradecimento à Praça, que recebeu a tertúlia organizada com a APAP e outras atividades do Festival, ao ADCE, Alpha Awards, Amorim, Junta de Freguesia de São Vicente, bondhabits, Casa Capitão, GUEL, Luso, M.Ou.Co, ETIC, Multislide, Passworks, R-Typography, The One Club, Vira Frangos, Pepita, Piazza Sicilia, Xecompex e Young Lions.
Fotografias: Francisco Melim
Relacionados