2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão
19 de Julho de 2023
Leituras de verão

Faz uma pausa de briefings difíceis. O verão é uma boa altura para pôr a leitura em dia e a boa notícia é que ainda temos dois meses pela frente.

O Clube sugere algumas leituras de e para criativos com especial gosto por literatura.

"A Guerra Prometida"

de Marco Pacheco

romance

2023 Leituras de verão

Sinopse

Pelo bairro operário Grandella, em Lisboa, passam histórias de sonhos e desencantos, de temeridade e fé, de presente sem futuro à vista, de morte sem vida prévia. Ou quase. A morte, neste romance de intenso realismo e sensibilidade literária, é mais do que fatalidade, mistério ou escapatória.  Ganha contornos de objetivo, ideal ou redenção. A época, essa, é a da Primeira República portuguesa. Tempo de extremismos entre monárquicos e republicanos, tempo de otimismo pela chegada de um novo regime, tempo de medo que veio pela força das armas, na luta sangrenta da Primeira Grande Guerra. No meio de várias outras, a história de um rapaz capaz de querer e de desejar. Que sonha com o sabor de uma mortalidade incomum, uma existência que não se acomoda nem se fixa no limite do que lhe apresentam como possível. Que luta. Nas contas da vida, ficará a partida Zero a zero?


Sabe mais


"Os pés não têm céu"

de Pedro Pires

poesia

2023 Leituras de verão

Sinopse

“Os pés não têm céu" é um livro de poemas de Pedro Pires desenhado por José Carlos Mendes. Uma edição numerada, limitada a 250 exemplares.
É a primeira publicação da Poets & Painters uma editora independente dedicada à criação de projetos autorais que unem o texto poético e o design gráfico.
Projetos que aliam escritores, designers e artistas plásticos para a criação de objetos que vivem na interseção da literatura e da arte visual. 
A Poets & Painters, ao criar objetos que sustentam esta relação redescoberta entre poesia e design, expressa a vontade criativa, mas também, no futuro, cria novos espaços para outros escritores e artistas visuais.


Sabe mais



"Auto do Cruzeiro do Inferno. Os novos passageiros da obra de Gil Vicente."

de Isabel Zambujal

infanto-juvenil

2023 Leituras de verão

Sinopse

Os novos passageiros da obra de Gil Vicente apresentados por Isabel Zambujal, contextualizados por Isabel Stilwell e ilustrados por Cátia Vidinhas.

Ainda existem fidalgos, alcoviteiras e judeus como os do Auto da Barca do Inferno?

A autora encontrou-os no Cais e, seguindo os passos do mestre, abusou da imaginação.

Há viagens que são um autêntico inferno, capazes de tornar qualquer travessia numa agonia permanente. Mas há outras em que os passageiros, embalados pelo vento, se sentem cada vez mais perto do céu.

Nesta história, depois da extrema-unção, as personagens partem para o Cais, onde encontram um paquete e um veleiro. Poucas conseguem entrar na embarcação que as leva ao destino mais desejado: o Paraíso.


Sabe mais


"Mizé - Antes Galdéria do que Normal e Remediada"

de Ricardo Adolfo

romance

2023 Leituras de verão

Sinopse

"Mizé era a volta mais inesperada que a vida de Palha alguma vez podia dar."
Nos arredores de Lisboa, Mizé, a boa da vizinhança, tenta conciliar os sonhos de uma vida de estrela com a rotina entre o salão unissexo e o bairro social Esperança.
Mas não é fácil. Ela quer mais, muito mais. E está preparada para usar tudo o que tem para o conseguir. Por outro lado, Palha, que largou as saias da mãe para casar com Mizé, só quer manter o pouco que lhe resta — a começar pelo emprego a vender batatas fritas.
Numa noite de enganos, Palha descobre aquilo que nunca quis ver. Desesperado, parte em busca da inocência de Mizé e acaba por desenterrara sua própria mentira.
Com um arraial de personagens únicas e irresistíveis, Mizé é uma história galdéria da cabeça aos pés que nos mostra como a vida nos arrabaldes pode ser tudo menos cinzenta.


Sabe mais


"A Ponta de um Corno"

de Alex Couto

contos

2023 Leituras de verão

Sinopse

"A Ponta de um Corno" é um conjunto de treze contos, induzidos pelos traumas de Setúbal de Alex Couto. Sem sair do Bairro do Viso, aqueles vinte anos foram uma bela viagem. Ao longo destas histórias - ora idiotas, ora dramáticas - Alex Couto escreve sobre criminalidade, adultério e violência, com a certeza de que a sua dualidade nasceu da bandalheira desta origem.


Sabe mais


"Algo Errado"

de Hellington Vieira

poesia

2023 Leituras de verão

Sinopse

Algo errado deu certo: as palavras encontraram-se num campo de batalha onde se fizeram aliadas, mesmo que o combate seja inevitável: lutam entre a tristeza e a alegria. Leio-as como se as ouvisse. No recorte destes poemas encontro o autor e quero pôr-me na sua cabeça: “O meu lugar no mundo sou eu”.

Hellington ocupa a geografia afectiva de ser neto de Ana Okarenko, filha de refugiados ucranianos. O livro, sem saber ainda que tinha nascido, partiu da guerra, e os poemas alinharam-se entre a dor e a certeza que tantas vezes a tristeza nos dá, de estarmos vivos. É tão forte essa certeza que às vezes chegamos à alegria. É assim este livro, um semáforo que ora nos faz avançar, ora nos detém para pousarmos sobre palavras tão simples e, ao mesmo tempo, tão certeiras. É a tristeza que nos empurra para a lucidez. São palavras disparadas do coração que ocupam agora estas páginas.

Neste semáforo de poemas algo errado deu certo. Avanço sem medo para a travessia.

Apropriação citada ou Citação apropriada: a questão não é quantas páginas temos, mas quantas nos restam.


Sabe mais


"Azulejos Pretos"

de Pedro Bidarra

romance

2023 Leituras de verão

Sinopse

A porta é preta, a retrete é preta, o tampo é preto, o papel higiénico é preto. É este o cenário do romance de uma noite de reencontros, surpresas inóspitas, acidentes sulfúricos e de memórias revisitadas. Numa Lisboa fora de horas e fora de sítio, entre a arte e a vida, o tempo e a memória, a porta abre-se e, na casa de banho preta, entram e ajoelham-se modelos de vestido preto e justo, poetas, dealers, criativos, gestores, artistas, até um padre. Figuras reais da noite de Lisboa.
Roman à clef? Também. Mas Azulejos Pretos espelha e reinventa, sobretudo, um vivo e excitado universo politicamente incorrecto de decepção, frustração e raiva: vidas pelo cano abaixo. Pode, esta Lisboa a roçar-se pela tragédia, ter ainda a esperança de uma redenção?


Sabe mais


"O Camaleão Simão"

de Andreia Ribeiro

infantil

2023 Leituras de verão

Sinopse

O Camaleão Simão não é um camaleão banal, como esses que se limitam a camuflar-se para sobreviver. Não. O Simão usa o seu poder para fazer amigos. E ele tem muuuuitos amigos.


Sabe mais


"A Pátria dos Loucos"

de Bernardo Rodo

romance

2023 Leituras de verão

Sinopse

"A Pátria dos Loucos" trata-se de uma obra que descreve a história da família - os Pereira - que em tempos do antigo regime adquiriram uma mansão no Alentejo. Ao fundador Sebastião Pereira, seguem-se filhos e depois netos. "A Pátria dos Loucos" acompanha principalmente três homens, e algumas das mulheres que com eles se relacionaram. Um dos homens é um dos filhos do Pereira fundador, Arnaldo. Os outros dois homens, os mais importantes da história, são os netos Sebastião e Alfredo, primos mas tão unidos como irmãos. Com a criação de um clima a fazer lembrar García Márquez, a história deste talentoso novo autor é um pouco a de uma época, embora se concentre mais nas pessoas, do que em sociedades ou regimes. Por isso, se procura autores portugueses emergentes, encontrará n’"A Pátria dos Loucos" um bom exemplo para sentir o prazer de uma boa leitura.


Sabe mais


"Ser Digital"

de Carolina Afonso e Sandra Alvarez

marketing digital

2023 Leituras de verão

Sinopse

Nas últimas décadas, temos assistido a uma irreversível transformação digital, derivada de um consumo de meios digitais sem precedentes, associado ao uso de dispositivos tecnológicos, e tornada possível pelo advento da Internet. Esta transformação teve consequências profundas na sociedade, nos negócios, no marketing e na comunicação, em particular, o que levou as marcas a tornarem-se digitais.

Mais recentemente, essa transformação digital chegou às pessoas, a cada um de nós, invadindo o nosso dia a dia. Desta forma, cada indivíduo procura, cada vez mais, como construir de forma sustentada e consistente a sua identidade digital, seja por razões profissionais, seja como hobby.

"Ser Digital: como criar uma presença online marcante" surge da necessidade de reflexão perante as questões levantadas por este fenómeno em permanente evolução, dentro do contexto da experiência profissional de Carolina Afonso e Sandra Alvarez, no aconselhamento sobre como construir identidades digitais.

Como referem as autoras, "o desafio com este livro vai para lá dos algoritmos e dos bits e bytes. Decidimos que urge parar para refletir. Este livro nasce dessa consciência, conjugada com a partilha de boas práticas e casos de sucesso que transpomos do universo das marcas para as pessoas, para que qualquer um de nós possa ter uma presença online marcante".


Sabe mais



"O sono desliza perfumado: publicidade ilustrada"

de Jorge Silva e João Paulo Cotrim

publicidade e design

2023 Leituras de verão

Sinopse

Do prefácio: «Pedaços de uma História da publicidade comercial sem princípio, meio e fim, revelam a vitalidade da ilustração portuguesa, a partir dos muitos milhares de páginas impressas que sustentaram os sonhos dos leitores e a independência de revistas, jornais e almanaques. Numa relação estreita com o jornalismo e as notícias, a publicidade sempre foi uma outra maneira de contar o Mundo. A viagem percorre, a alta velocidade, as primeiras seis décadas do século vinte, visitando anúncios que, se hoje nos fazem sorrir ou indignar, foram espelho fiel do seu tempo, cúmplices e motor do progresso tecnológico dos meios de reprodução, do desenvolvimento do comércio, indústria e cultura. Designers, pintores, ilustradores e arquitetos deram o melhor do seu talento à publicidade. Desenhada por mestres que amamos ou por artífices anónimos perdidos no tempo, passa por aqui alguma da melhor ilustração do século vinte.»


Livro lançado no 20º Festival CCP 2018


Sabe mais


"Carta de um filósofo a um jovem publicitário"

de Emanuele Coccia

publicidade

2023 Leituras de verão

Sinopse

Da introdução: "A profissão que escolhes exercer - que está muito mais perto do chamado ofício do que de um emprego real - é hoje objeto de um vasto leque de críticas (por vezes, justificadas) tremendamente violentas. É suposto ser a causa de todos os tipos de males sociais. A publicidade parece manipular a mente das pessoas para lhes inocular desejos inúteis e artificiais, para ser a principal causa do desastre ecológico que testemunhamos. Em breve, serás confrontado com inúmeras acusações: em breve, serás confrontado com o risco de confirmar as alegações com o teu comportamento e más escolhas profissionais. Terás de lutar contra exércitos de dúvidas e contra a relutância. Não percas a fé no que fazes. Não te rendas ao cinismo. Não te esqueças da história da Publicidade. Soa totalmente paradoxal, mas a Publicidade, como tudo abaixo do sol, tem uma história muito longa. Tão longa como a história da comunicação humana. Tão longa como a história das civilizações humanas."


Uma edição do Clube da Criatividade de Portugal, lançada no 19º Festival CCP 2017


Descarrega o livro gratuitamente


"1º Direito"

de Ricardo Henriques e Nicolau

infanto-juvenil

2023 Leituras de verão

Sinopse

Este é um livro para pessoas que gostam de observar pessoas, como acontece com Graça, a protagonista desta história, contada com cores quentes, contornos policiais e alguma intriga internacional.
Graça desconfia que o vizinho do 1.º direito anda a planear um assalto.
Será verdade?
Pelo caminho vamos conhecer várias vidas do prédio em frente: os clientes do Café Dias, um músico que dá concertos para a vizinhança e um fotógrafo incompreendido, entre outras.
Quem é que observa quem?

Só saberemos no final da investigação em curso.


Sabe mais


"Creative Blindness (And How To Cure It)"

de Dave Trott

publicidade

2023 Leituras de verão

Sinopse

The timeless lessons revealed here can be applied in advertising, business and throughout everyday life. By seeing things differently, you can think differently, and change the world around you.


Livro apresentado no 21º Festival CCP 2019


Sabe mais


"Changing the World Is the Only Fit Work for a Grown Man"

de Steve Harrison

publicidade

2023 Leituras de verão

Sinopse

This is the story of a 'sixties adman who harnessed the big ideas of his age and set out to reinvent advertising - and then change the world. In so doing he introduced interactive, PR-generating stunts, and social media - way back in the 1960s. Then he used them to save the Grand Canyon, kick-start the Green Movement, free a Caribbean island and launch Wired magazine's 'patron saint', Marshall McLuhan. And he did it all with a flamboyance that inspired the likes of Tom Wolfe, John Steinbeck and the makers of the counterculture. His name was Howard Luck Gossage. These are his life and times.


Livro apresentado juntamente com o documentário homólogo em setembro de 2018, a convite do CCP


Sabe mais


"Bastarda"

de Rita Luís e Sara Santos

biografias

2023 Leituras de verão

Sinopse

"Bastarda aims at beign a collection of short biographies of women who, through their thoughts, creativity or acts, or even through their very lives, have inspired us to, at the very least, get to know them a little more and speak of them, tell their stories to those atound us (...). With invisibility as a criterion, we intend to speak of intellectuals and social organizers, factory workers or even pirates, not to mention the associations and groups whose historiography did not allow for the artistic and intellectual uniqueness of their members to stand out. (...)"


Projeto apresentado no Podcast Clube das Criativas - episódio 8


Sabe mais


"Failed It!: How to turn mistakes into ideas and other advice for successfully screwing up"

Erik Kessels

criatividade

2023 Leituras de verão

Sinopse

A fun and fabulous take on the art of making mistakes. Erik Kessels celebrates imperfection and failure and shows why they are an essential part of the creative process.

"Failed it!" celebrates the power of mistakes and shows how they can enrich the creative process. This is part photobook and part guide to loosening up and making mistakes to take the fear out of failure and encourage experimentation.

It showcases the best and most hilarious examples of imperfection and failure across a broad range of creative forms, including art, design, photography, architecture and product design, to inspire and encourage creatives to embrace and celebrate their mistakes.


Sabe mais


"D&AD: The Copy Book"

D&AD

publicidade

2023 Leituras de verão

Sinopse

In 1995, the D&AD published a book on the art of writing for advertising. The then best-selling book remains an important reference work today-a bible for creative directors. D&AD and Taschen have joined forces to bring you an updated and redesigned edition of the publication. Regarded as the most challenging field in advertising, copywriting is usually left to the most talented professionals-often agency leaders or owners themselves. The book features a work selection and essays by 53 leading professionals in the world, including copywriting superstars such as David Abbott, Lionel Hunt, Steve Hayden, Dan Wieden, Neil French, Mike Lescarbeau, Adrian Holmes, and Barbara Nokes.

The lessons to be learned on these pages will help you create clearer and more persuasive arguments, whether you are writing an inspiring speech, an engaging web banner or a persuasive letter. This is not simply a "must-have" book for people in advertising and marketing, it is also a "should-have" for anyone who needs to involve or influence people, by webpage, on paper, or in person.


Sabe mais

Relacionados

2023 Leituras de verão

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão
2023 Leituras de verão

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile