25 de Julho de 2024
22ª sessão do Clube das Criativas com a designer Margarida Borges

Na 22ª sessão do podcast “Clube das Criativas”, Ana Rita Teodoro, co-fundadora e diretora criativa do estúdio Cantina convida Margarida Borges, designer gráfica e fundadora da Desisto.

“Quase todos os trabalhos envolvem contactares com outras pessoas e a capacidade de falar com uma pessoa (cliente), perceber o que precisa e o que é melhor para ela - todas estas micro-decisões que acontecem muito antes de pensar o que é o desenvolvimento gráfico que vais fazer para essa pessoa, são muito muito importantes.” Margarida Borges

Margarida Borges é designer gráfica e fundadora da Desisto - estúdio de design lisboeta multidisciplinar, com ênfase na tipografia e produção - e professora na ETIC e ESAD CR. Nesta conversa conduzida por Ana Rita Teodoro ficamos a conhecer melhor o seu percurso, as suas role models, desafios que encontrou no seu percurso, como foi começar a Desisto e os seus conselhos para quem está a começar.

Ouve a conversa no SpotifySoundcloud ou Youtube do Clube.

Biografias

Margarida Borges, designer e fundadora da Desisto

Margarida Borges (1989), inicia o seu percurso na António Arroio em Produção Artística. Licencia-se em Design pelo IADE e posteriormente muda-se para Barcelona, onde conclui o Mestrado em Design Gráfico pela Elisava – Facultat de Disseny i Enginyeria de Barcelona – e integra a equipa do estúdio Clase BCN. Em 2013, em conjunto com Ricardo Martins, cria a Desisto como plataforma de experimentação criativa. No início de 2016 a Desisto assume-se como estúdio de Design Gráfico, onde trabalha actualmente. Em paralelo, desde 2017 que está envolvida em vários Projectos Educativos através da Desisto, ETIC e ESAD das Caldas da Rainha.

Ana Rita Teodoro, diretora criativa e co-fundadora da Cantina

Ana Rita Teodoro é diretora criativa e co-fundadora da Cantina, um estúdio de design gráfico assente em processos colaborativos e desenvolvido com uma abordagem editorial à criatividade. Nos dias de hoje a Ana move-se entre os escritórios de Londres e do Algarve, mas na verdade está onde a sua gata estiver. Antes de fundar a Cantina, licenciou-se em design de comunicação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou na Black Dog Publishing, Artifice Press, Pavilion Books como designer e designer senior, e na Within International como head of brand. Interessada tanto no visível como no imaginário, Ana é uma colecionadora apaixonada e uma apaixonada pelas coisas.

Todos os meses há uma nova convidada.

Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube.

Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.