20 de Setembro de 2024
23ª sessão do Clube das Criativas com a designer Joana Areal

Na 23ª sessão do podcast “Clube das Criativas”, Margarida Borges, designer gráfica e fundadora da Desisto, convida a designer de comunicação Joana Areal.

“Penso que conseguimos ajudar se fomentarmos conversas entre pares e as trouxermos para a esfera pública, se levantarmos questões prementes sobre o que é o nosso papel, a nossa responsabilidade e, consequentemente, valorizarmos a profissão a vários níveis. É nesse aspecto em que acho que podemos efetivamente ter algum papel na construção de uma nova ética profissional no design." Joana Areal

Designer gráfica e diretora de arte independente, coordenadora do curso de Design Gráfico e Multimédia da ETIC, Joana Areal é a convidada de mais uma edição do Clube das Criativas. Numa conversa conduzida pela designer Margarida Borges, falam sobre temas como os desafios de trabalhar como designer independente, os objetivos e aspirações no desenho do curso da ETIC e os desafios na formação dos jovens designers, bem como conselhos e recomendações dentro da área.

Ouve a conversa no SpotifySoundcloud ou Youtube do Clube.

Biografias

Joana Areal, Designer de Comunicação

Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Mestre em Estratégias de Comunicação e Direção de Arte pela Elisava, em Barcelona. Desenvolve e coordena projetos nas áreas de Design Gráfico, Webdesign, Design Editorial e Moda. A sua prática centra-se no aprofundamento da capacidade de comunicar através de diversos meios, explorando o potencial dos discursos visuais.

Exerceu funções como professora convidada no Mestrado em Design de Comunicação na Elisava, em Barcelona, sendo atualmente coordenadora do Curso de Design Gráfico e Multimédia na Etic, em Lisboa (em parceria com a Solent University). O seu trabalho foi publicado por diversas editoras e revistas internacionais, tais como: Victionary, Laurence King, Rockport, Design2context, Design and Design, Sandu Publishing, Index Book, Wallpaper, Novum, NEO2, Slanted, entre outras.

Margarida Borges, designer e fundadora da Desisto

Margarida Borges (1989), inicia o seu percurso na António Arroio em Produção Artística. Licencia-se em Design pelo IADE e posteriormente muda-se para Barcelona, onde conclui o Mestrado em Design Gráfico pela Elisava – Facultat de Disseny i Enginyeria de Barcelona – e integra a equipa do estúdio Clase BCN. Em 2013, em conjunto com Ricardo Martins, cria a Desisto como plataforma de experimentação criativa. No início de 2016 a Desisto assume-se como estúdio de Design Gráfico, onde trabalha actualmente. Em paralelo, desde 2017 que está envolvida em vários Projectos Educativos através da Desisto, ETIC e ESAD das Caldas da Rainha.

Todos os meses há uma nova convidada.

Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube.

Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.