Nesta sessão do podcast, “Clube das Criativas”, Sara Orsi, web-designer, convida a escritora e designer de comunicação, Joana Bértholo.
“Há uma grande armadilha que é a ideia da literatura feminina, que as mulheres chegam para escrever um certo tipo de livros, sobre um certo tipo de temas e acho que isso é para rebentar. As mulheres escrevem sobre aquilo que bem lhes apetecer”. Joana Bértholo
Joana Bétholo é escritora, designer de comunicação, ativista climática e doutorada em Estudos Culturais. Nesta edição do podcast, a escritora e designer esteve à conversa com a web-designer, Sara Orsi.
Falam sobre o seu percurso académico e profissional, como começou a escrever e qual o seu processo criativo, o seu fascínio com o texto e a literatura como forma de nos relacionarmos uns com os outros, e com o mundo, e sobre o potencial tecnológico e os seus perigos. Discutem também o papel da mulher no panorama literário contemporâneo, das dificuldades que sentem, e do longo caminho que ainda está pela frente até se alcançar uma indústria par.
Ouve a conversa no Spotify, Soundcloud ou Youtube do Clube.
Biografias
Joana Bértholo, Escritora e Designer de Comunicação
Joana Bértholo nasceu em Lisboa em 1982. É licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; e doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Publicou romances, livros de contos, infantojuvenil e ensaios de não-ficção. Em paralelo à criação literária, escreve regularmente para dança e para teatro.
Em 2009, o seu primeiro romance “Diálogos Para o Fim do Mundo” recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho e foi publicado pela Editorial Caminho. Em 2018, “O Museu do Pensamento” foi eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores e recebeu o Prémio do Festival Literário de Fátima na mesma categoria. Para o público mais jovem tem também publicado “O cavalo-Marinho — pequeno e precioso” (INCM/Patológico).
O romance “Ecologia”, também de 2018, foi finalista de prestigiados prémios como o APE, PEN Clube, DST, Casino da Póvoa, e semifinalista do Prémio Oceanos. Em 2020, Joana Bértholo foi a autora selecionada para representar a literatura portuguesa na Noite da Literatura Europeia.
Em 2023 o romance “A História de Roma” recebeu o Prémio Fundação Eça de Queiroz/Millenium BCP e foi semifinalista do Prémio Oceanos.
Para teatro, escreveu várias peças para o Festival Teatro das Compras, dirigido por Giacomo Scalisi. Em 2015/2016 fez parte do Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito do qual escreveu a peça “Quarto Minguante”, que foi levada a cena no mesmo teatro, em 2018, encenada por Álvaro Correia. Realizou a dramaturgia ou o apoio à dramaturgia de peças de Madalena Victorino, Raquel Castro, Ricardo Vaz Trindade, Cláudia Andrade, João de Brito, Sara Inês Gigante, Vanda Rodrigues, Filipe Caldeira e Catarina Gonçalves. Em 2018 foi agraciada com a Bolsa da DGlab, Dramaturgia, com a qual escreveu «Corpo/Arena».
Tem obras no Brasil pela Dublinense; e em Espanha, em catalão, pela Godall Edicions.
Sara Orsi, Web-designer, Creative Coder, Investigadora e Professora
Desde 2014, dirige o seu estúdio “Sara Orsi – Web & Research" e, atualmente, leciona no BA Graphic Design da Solent University na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). No campo da investigação, desenvolve o seu trabalho escrito, experimental e curatorial em torno dos impactos da tecnologia digital na cultura contemporânea. Foi co-fundadora do Arquivo 237, um projeto cultural e educativo em Lisboa com foco na Arquitetura, Design e Tecnologia. Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), tem também um mestrado em Design de Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) que concluiu com a dissertação "Do Arquivo ao Novo: Impactos da tecnologia digital no armazenamento e disseminação da informação na cultura contemporânea". Desde 2022, frequenta o Programa Doutoral em Media Digitais na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA).
Todos os meses há uma nova convidada.
Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube.
Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.
Relacionados