2024 Catarina Fonseca vence fase de texto do 11º Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
16 de Julho de 2024

A autora Catarina Fonseca venceu a primeira fase da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce com a obra "Eu e o segredo do Faraó".

A vencedora nasceu em Lisboa e construiu uma distinta carreira onde recebeu o Prémio Revelação APE, assim como o Prémio Inasset Inéditos de Literatura Infantil. Conta com várias obras publicadas e continua a surpreender no mundo da literatura infantil.

Jornalista e escritora, Catarina Fonseca venceu a 11.ª edição do prémio com uma história inspirada na cadela Milinha, que a autora acolheu em adulta. A autora distinguiu-se com este prémio na categoria de texto, seguindo-se agora a fase de candidatura ao galardão na categoria de ilustração, também com um prémio monetário de 25.000 euros.

"A escritora quis escrever uma história divertida, acreditando que miúdos (e graúdos) precisam de rir e perceber que vale a pena lutar pelo que querem. Desde tenra idade nunca teve a oportunidade de ter um cão e foi preciso esperar até à idade adulta, para receber em casa a Milinha que serviu de inspiração para a obra vencedora", refere a organização em nota de imprensa.

Este ano, pela primeira vez em dez anos, a organização decidiu que este prémio passa a reconhecer “exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores e ilustradores que já tenham obra publicada em livro”.

O júri do prémio na categoria de texto foi composto pelo escritor Álvaro Magalhães, a autora e professora Dora Batalim SottoMayor, a editora, livreira e autora Mafalda Milhões, a comissária do Plano Nacional de Leitura Regina Duarte e Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local Pingo Doce.

Terminada a primeira fase, chegou a vez dos artistas, ilustradores e designers com obra publicada em livro darem cor e vida ao texto vencedor. As candidaturas da fase de ilustração decorrem até ao dia 26 de agosto, sendo o vencedor revelado a 24 de setembro.

O livro ilustrado "Eu e o segredo do Faraó" será publicado em novembro de 2024.

Todas as informações

Relacionados