Na 17ª sessão do podcast “Clube das Criativas” - a primeira de 2024 - Rita Torres-Baptista, diretora de marca e comunicação da NOS, convida Ana Rita Almeida, diretora geral da BBDO.
“Tenho como missão e como função fazer com que todas aquelas pessoas funcionem bem em conjunto, fazer com que estejam bem, que trabalhem bem, que estejam motivadas por um lado e, por outro lado, consiga tirar o melhor delas.” Ana Rita Almeida
Com onze anos de trabalho conjunto, Rita Torres Baptista e Ana Rita Almeida abordam, neste episódio, a criatividade sob o prisma da relação e perspetiva de cliente e de agência, numa conversa que passa pela liderança, consistência, clientes difíceis e campanhas marcantes.
Ouve a conversa na íntegra no Spotify, Soundcloud ou Youtube do Clube.
Biografias
Ana Rita Almeida, Diretora Geral, BBDO
Nasceu a 22 de Agosto de 1968. A publicidade entrou na sua vida no início da década de 90, após ter concluído a Licenciatura em Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Depois de dois anos de Comunicar (Publicis), transitou para a então Ammirati Puris Lintas onde, em 98, chegou a Diretora de Contas Unilever, Johnson & Johnson, Sociedade Ponto Verde, CARMIM, Páginas Amarelas e EMI Valentim de Carvalho. Em 2001 veio a internacionalização, como Global Brand Diretor na Lowe Lintas de Amsterdão a coordenar os destinos das marcas da Unilever/ Van den Berg.
As saudades do clima e, sobretudo, da língua forçaram o seu regresso a Portugal um ano depois. De Maio a Outubro de 2002 teve ainda tempo para uma curta passagem pela Leo Burnett como Diretora de Contas de McDonald's.
Chegou à BBDO em Novembro de 2002, como diretora de Contas da Optimus, foi rapidamente convidada para assumir a Direção de Serviço a Clientes e mais tarde e até hoje , desempenha as funções de Diretora Geral. Trabalhou muitas marcas importantes do nosso mercado, como como ZON, Galp, Banco Espirito Santo, Gallo, Pingo Doce, entre muitas outras.
Rita Torres Baptista, Diretora de Marca e Comunicação da NOS
Rita Torres Baptista acredita que a felicidade e utilidade na vida são objetivos fundamentais. Traz consigo mais de 25 anos de experiência multicultural no desenvolvimento de negócios, gestão estratégica de marcas, comunicação integrada de marketing, estratégia de media, ativação de patrocínios, sustentabilidade e transformação digital.
Atualmente é Diretora de Marca e Comunicação da NOS e neste como noutros papéis tem liderado equipas multidisciplinares e de alto desempenho no desenvolvimento de soluções de marketing, comunicação e desenvolvimento de negócio.
Rita tem um MBA Executivo pela HEC Paris, com especialização em Gestão de Marcas de Luxo, onde desenvolveu duas teses: “repensar o modelo de negócio e criação de valor das agências” e “Portugal Top Of: Curating Portugal, uma tese sobre nation branding e curadoria digital”.
Rita tem ainda credenciais em Educação Executiva do INSEAD e Cornell, além de uma licenciatura em Administração de Empresas pela CLSBE, onde até hoje atua como docente em Estratégia de Luxo no mestrado e em Comunicação Integrada de Marketing na vertente de Educação Executiva.
Presença regular em eventos do setor, e membro ativo da comunidade criativa, Rita é Presidente da Assembleia Geral da APAN, Board Member do BCMA e Presidente do Júri dos Prémios Eficácia 2023.
A busca de felicidade e utilidade e o compromisso com a clareza são a sua estrela polar na construção de equipas coesas e comprometidas que se mobilizam para chegar a soluções distintivas e eficazes.
Todos os meses há uma nova convidada.
Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube
Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.
Relacionados