2024 Estão abertas as candidaturas para a 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
30 de Abril de 2024

O Pingo Doce anuncia o lançamento da 11.ª edição do Prémio de Literatura Infantil com uma novidade. A partir de agora, o maior prémio de literatura infantil do país passa a premiar, exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores e ilustradores que já tenham obra publicada em livro.

As inscrições para a categoria de texto já estão abertas e os trabalhos podem ser submetidos até dia 11 de junho.

Lançado em 2014, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce distinguiu, nos últimos 10 anos, novos talentos na área da literatura e ilustração. Nesta 11.ª edição vai passar a premiar, exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores que já tenham obra publicada em livro.

Filipa Pimentel, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, explica que «após 10 edições consecutivas dedicadas a incentivar o aparecimento de novos talentos, este prémio pretende, agora, reconhecer o contributo de quem persiste em fazer da literatura e da ilustração infantis a sua missão de vida e que, como o Pingo Doce, procura contribuir para aumentar o gosto dos mais novos pela leitura.»

Com um valor total de 50 mil euros, distribuído pelas categorias de texto e ilustração, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce tem como objectivo distinguir o melhor texto destinado a crianças entre os cinco e os 10 anos, que vá ao encontro daquela que é a missão do prémio – promover a literacia infantil.

As candidaturas decorrem em duas fases distintas. As candidaturas à fase de texto podem ser feitas através do site da iniciativa. Após ser conhecido o texto vencedor, têm início, a 15 de de Julho, as candidaturas à fase de ilustração. As candidaturas serão avaliadas por um painel de jurados.

Novo Regulamento

Desde o seu lançamento, o Prémio já permitiu a revelação de 20 novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em 10 obras e mais de 175 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. No total, foram atribuídos 500 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.

A promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do Pingo Doce, que há mais de uma década democratiza o acesso aos livros, mediante o desenvolvimento de conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 500 títulos exclusivos lançados e mais de dois milhões de livros vendidos.

Relacionados