2024 Mané Peixoto vence fase de ilustração do 11º Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
25 de Setembro de 2024

A designer e ilustradora Mané Peixoto é a grande vencedora da fase de Ilustração da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce e vai dar vida ao texto "Eu e o segredo do Faraó", da autora Catarina Fonseca. O livro vai estar disponível nas lojas Pingo Doce a partir de Dezembro.

Mané Peixoto nasceu em Vila Real, em 1994. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, onde foi monitora durante dois anos, e frequentou o mestrado em Desenho. Em 2017, ilustrou o livro infantil "O Elefante Olifant", editado pela Biblioteca Infantil de Roterdão, Holanda. Desde então, tem explorado a ilustração com variadas finalidades, como por exemplo para motion graphics.

“É uma alegria imaginar qualquer criança com este livro na mão com o texto da Catarina Fonseca e as ilustrações que criei para ele. Esta obra é uma prova de que as coisas que gostamos de fazer em crianças muitas vezes são as mesmas que em adultos. Este prémio é uma grande confirmação disso para mim”, refere a ilustradora.

Na opinião do júri de ilustração, composto pelos ilustradores António Jorge Gonçalves, João Fazenda, Madalena Matoso, a Vice-Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens Maria João Fernandes e Filipa Pimentel, em representação do Pingo Doce: “A proposta da ilustradora Mané Peixoto destacou-se pela grande qualidade gráfica do desenho geometrizado, que consegue ser também extremamente expressivo e que se relaciona com o texto de forma sensível e bem-humorada.”

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o maior prémio de literatura infantil em Portugal, reúne anualmente, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50.000 euros repartido igualmente pelos vencedores da fase de texto e de ilustração.

A presente edição do Prémio contou com mais de 1.600 candidaturas, repartidas pelas duas categorias. Lançado em 2014, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce distinguiu, nos últimos 10 anos, novos talentos na área da literatura e ilustração.

Nesta 11ª edição passou a premiar, exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores que já tenham obra publicada em livro. O prémio já permitiu a revelação de 20 novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em 10 obras e mais de 175 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças.

Todas as informações

Relacionados