Nesta sessão do podcast, “Clube das Criativas”, Joana Bértholo, escritora e designer de comunicação, convida a arquiteta, investigadora e curadora, Mariana Pestana.
“Os projetos de investigação também têm aspetos de curadoria, tudo se mistura, e eu acho que a forma como faço, por exemplo, curadoria é arquitetura. A disciplina é que se expande para abarcar estas outras maneiras de ser praticada e o que sai é um híbrido desses modos.” Mariana Pestana
Mariana Pestana é arquiteta, investigadora e curadora. Nesta edição do podcast, a Curadora-Chefe de Arquitetura no MAC-CCB e co-fundadora do estúdio interdisciplinar The Decorators, esteve à conversa com a escritora, Joana Bértholo.
Falam sobre o seu percurso profissional e os seus processos criativos, como desdobrou a arquitetura para as outras vertentes do seu trabalho, como surgiu The Decorators, como iniciou o seu caminho na área da curadoria, de que forma a ficção se envolve na esfera da arquitetura e da curadoria, e sobre o seu papel enquanto professora.
Ouve a conversa no Spotify, Soundcloud ou Youtube do Clube.
Biografias
Mariana Pestana, Curadora-Chefe de Arquitectura no MAC-CCB
A Mariana Pestana (1982) vive e trabalha em Lisboa. É Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico e Coordenadora de Arte e Cultura do projecto de investigação Bauhaus of the Seas Sails, que através de projectos culturais, re-imagina a relação entre uma série de cidades e os respectivos ecossistemas aquáticos. É Curadora-Chefe de Arquitectura no MAC- CCB e co-fundadora do estúdio interdisciplinar The Decorators, que concebe objetos, eventos e edifícios através de processos colaborativos que investigam noções de lugar, comunidade e comensalidade. Foi curadora geral da 5a Bienal de Design de Istanbul Empathy Revisited: designs for more than one (2020-21) que comissariou intervenções no espaço público, instalações, projetos de investigação e uma série de filmes sobre solidariedade interpessoal e interespécies. Trabalhou como curadora no Departamento de Arquitetura, Design e Digital no Victoria and Albert Museum. Desenvolve, juntamente com a Joana Pestana, o projecto EdenX, uma plataforma para fomentar diálogos humanos não-humanos.
Joana Bértholo, Escritora e Designer de Comunicação
Joana Bértholo nasceu em Lisboa em 1982. É licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; e doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Publicou romances, livros de contos, infantojuvenil e ensaios de não-ficção. Em paralelo à criação literária, escreve regularmente para dança e para teatro.
Em 2009, o seu primeiro romance “Diálogos Para o Fim do Mundo” recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho e foi publicado pela Editorial Caminho. Em 2018, “O Museu do Pensamento” foi eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores e recebeu o Prémio do Festival Literário de Fátima na mesma categoria. Para o público mais jovem tem também publicado “O cavalo-Marinho — pequeno e precioso” (INCM/Patológico).
O romance “Ecologia”, também de 2018, foi finalista de prestigiados prémios como o APE, PEN Clube, DST, Casino da Póvoa, e semifinalista do Prémio Oceanos. Em 2020, Joana Bértholo foi a autora selecionada para representar a literatura portuguesa na Noite da Literatura Europeia.
Em 2023 o romance “A História de Roma” recebeu o Prémio Fundação Eça de Queiroz/Millenium BCP e foi semifinalista do Prémio Oceanos.
Para teatro, escreveu várias peças para o Festival Teatro das Compras, dirigido por Giacomo Scalisi. Em 2015/2016 fez parte do Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito do qual escreveu a peça “Quarto Minguante”, que foi levada a cena no mesmo teatro, em 2018, encenada por Álvaro Correia. Realizou a dramaturgia ou o apoio à dramaturgia de peças de Madalena Victorino, Raquel Castro, Ricardo Vaz Trindade, Cláudia Andrade, João de Brito, Sara Inês Gigante, Vanda Rodrigues, Filipe Caldeira e Catarina Gonçalves. Em 2018 foi agraciada com a Bolsa da DGlab, Dramaturgia, com a qual escreveu «Corpo/Arena».
Tem obras no Brasil pela Dublinense; e em Espanha, em catalão, pela Godall Edicions.
Todos os meses há uma nova convidada.
Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube.
Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.
Relacionados