
O CCP lança a quinta edição do Zona II, um programa que disponibiliza bolsas de estudo em vários cursos, com o apoio de escolas criativas.
Este ano são 17 bolsas de estudo oferecidas pelas escolas Brother, EDIT, Escola Marketing Digital, ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, Restart, TheStarter e World Academy. A campanha desta edição é da autoria de Diogo Brito, Designer Gráfico, Web Developer independente e vencedor da Portfolio Night 2024.
O Zona II é um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português. Uma ideia de dois sócios CCP - Maria Goucha e Wil Carvalho - para incentivar a inclusão e a diversidade no setor da criatividade e divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade junto dos alunos das escolas secundárias da periferia.
O programa pretende aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e insights oriundos das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas.
O programa Zona II conta com o apoio do media sponsor MOP, que oferece visibilidade da campanha na sua rede de Mupis TOMI no metro de Lisboa e Porto.
Candidaturas
As candidaturas para as 17 bolsas de estudo disponíveis são gratuitas e estão a decorrer até ao dia 21 de março de 2025. Para usufruir de uma bolsa, os candidatos têm que submeter uma inscrição gratuita, com alguns critérios de elegibilidade, nomeadamente o envio de uma carta de apresentação onde os candidatos devem explicar porque acham que merecem este apoio e a motivação para estudar e trabalhar na área à qual se candidatam. É também pedido o envio de um trabalho que tenham executado, de texto, imagem ou som.
São elegíveis candidatos de todas as idades, sendo obrigatório ter o 12º ano de escolaridade concluído na fase de matrícula nos cursos para o qual ganharam a bolsa. Podem candidatar-se alunos finalistas do ano letivo de 2024/2025.
Seleção dos candidatos vencedores
Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por quatro elementos CCP e um elemento da escola à qual o aluno se candidata. A partir de todas as candidaturas válidas, o júri elege uma shortlist para passar à fase seguinte. A entrevista é o fator decisivo para encontrar o vencedor.
A revelação pública dos vencedores das bolsas de estudo terá lugar na Gala do 27º Festival CCP, dia 23 de maio, em Lisboa. Será enviado previamente o convite aos bolseiros, que subirão ao palco para receber o Voucher Bolsa pela mão do representante da entidade escolar.
Calendário
Abertura de candidaturas: 21 de janeiro 2025;
Fecho candidaturas: 21 de março 2025;
Anúncio aos candidatos vencedores das Bolsas e envio de e-mail aos candidatos que não obtiveram bolsa: 21 a 23 abril 2025;
Anúncio público dos vencedores: 23 de maio 2025 na Gala do 27º Festival CCP 2025.
Nota: Após avaliação dos inscritos por parte do júri, pode acontecer não haver candidaturas à altura para a oferta das bolsas.
Bolsas Zona II 2025/2026
As candidaturas para as bolsas realizam-se através da página Zona II no site do Clube, até 21 de março de 2025.
Bolsas de Estudo disponíveis:
1 Bolsa de estudos que pode ser usada no Curso Intensivo de Criatividade ou no SISTER – Curso de Planificação Estratégica.
Os dois cursos possuem um formato intensivo, com a duração de 4 meses e contam com profissionais renomados do mercado.
2 Bolsas para o curso Digital Marketing Strategy: Explora o mundo do marketing digital com uma formação prática e focada em estratégia. Neste curso, vais aprender a criar, implementar e analisar campanhas digitais que geram resultados, dominando ferramentas e técnicas para desenvolver estratégias eficazes de comunicação online.
2 Bolsas para o curso User Experience & User Interaction Design: Este curso é ideal para quem quer dominar as bases de UX/UI Design, aprendendo a criar experiências intuitivas e agradáveis para os utilizadores. Com uma abordagem prática, vais explorar todo o processo de design, desde a pesquisa e ideação até à prototipagem e testes de usabilidade.
1 Bolsa para o curso Google Ads & Meta Ads / Gestão de Campanhas: Aprende a planear, gerir e otimizar campanhas de publicidade nas plataformas Google e Meta (Facebook e Instagram). Neste curso, vais adquirir as competências essenciais para criar anúncios eficientes e monitorizar o desempenho das campanhas, garantindo melhores resultados para marcas e negócios.
1 Bolsa para o Curso Completo de Marketing Digital com a duração de cerca de 4 meses (remoto).
1 Bolsa num curso anual.
2 Free Passes de Formação, válidos por 24 meses, para que os alunos possam frequentar os cursos que desejarem durante este período (esta oferta exclui os cursos dos parceiros da FLAG, Pós-Graduações, Fast-Track MBAs e Bootcamps).
1 Inscrição para o Curso Completo de Marketing Digital (remoto).
1 Inscrição no curso de Produção de Vídeo e Vídeo Marketing (B-Learning), com a duração de três sessões.
2 Cursos Intensivos (de 24 horas ou 48 horas).
2 Vagas para o Curso UX/UI Design [Para Iniciantes] (remoto).
1 Curso de Especialização Profissional.
A campanha desta edição é da autoria de Diogo Brito, Designer Gráfico, Web Developer independente e vencedor da Portfolio Night 2024.
O copy do programa Zona II “Nunca é sobre onde começas” é assinado por Ruben de Barros, supervisor criativo da Judas.
A Direção do Clube lançou um convite ao designer gráfico e vencedor da Portfolio Night 2024, Diogo Brito, para desenvolver a imagem da campanha do programa Zona II de 2025, a quem deixa um agradecimento especial pela dedicação e apoio nesta iniciativa.
BIOGRAFIA

Diogo Brito, Graphic Designer e Web Developer
Diogo Brito é um designer multidisciplinar e web developer independente de Lisboa. Formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2018. Desde então que tem criado identidades visuais, cartazes, livros, projetos de vídeo e websites para clientes das áreas de moda, artes visuais, coreografia e cinema. Em 2020, Brito co-fundou o projeto Stand, uma iniciativa artística dedicada à curadoria de exposições de arte contemporânea em espaços não convencionais.
Relacionados