
Com o mote “A vida dura muito pouco para dares palco a outro”, a competição acaba de abrir as candidaturas e desafia os jovens criativos a mostrarem o seu talento.
O Clube da Criatividade volta a avaliar as candidaturas, com participação dos grupos de Júri CCP de 2024, nas categorias Imprensa/Outdoor, Filme, Digital, e Design.
A campanha deste ano foi novamente desenvolvida pela Tangity e centra-se no revivalismo inspirado por José Pinhal, um fenómeno musical da cultura popular portuguesa. O seu reconhecimento demorou cerca de três décadas a chegar, já depois da morte prematura do cantor.
“As competições Young Lions são um verdadeiro trampolim para as carreiras”, indica Ana Paula Costa, representante dos LIONS Festivals em Portugal, junto com a MOP, sublinhando que “a competição está de volta para desafiar toda uma geração de profissionais a demonstrarem o seu potencial criativo para representar Portugal num dos palcos mais prestigiados de setor”. A responsável destaca ainda que, “tal como o conceito criativo desta edição assinala, há que agarrar todas as oportunidades, porque a vida dura muito pouco”, em referência ao sucesso póstumo da figura central da campanha.
Como é habitual, a competição está aberta a jovens profissionais, até aos 30 anos, nas categorias de Imprensa/Outdoor, Filme, Digital, Media, Design, Relações Públicas e Marketing. As candidaturas são avaliadas e votadas por um grupo de jurados, escolhido pelas associações de apoio institucional, que vão selecionar 5 equipas para passarem à 2ª fase da competição, o bootcamp.
Os finalistas que passam à 2ª fase vão, durante 48 horas, responder a um briefing apresentado por marcas patrocinadoras, que serão anunciadas em breve, decidindo-se, nesta fase, as duplas vencedoras que viajam até ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em representação de Portugal.
O presidentes de júri de cada categoria já foram também divulgados:
Diogo Anahory - Presidente do Júri de Filme (CCP)
Filipe Mesquita - Presidente do Júri de Design (CCP)
Diogo Anahory - Presidente do Júri de Imprensa/Outdoor (CCP)
Filipa Caldeira - Presidente do Júri de Digital (CCP)
Filipe Neves - Presidente do Júri de Media
José Franco - Presidente do Júri de PR
Ricardo Assunção - Presidente do Júri de Marketing
Campanha segue o ritmo de José Pinhal
Com as candidaturas abertas até dia 6 de março, a campanha desta edição inspira-se na figura e estilo de José Pinhal, apresentando uma imagem kitsch-pop, que é cada vez mais apreciada pelas gerações mais novas. O conceito e identidade visual da campanha e do site desta edição foram desenvolvidos pela Tangity, a agência criativa que faz parte da consultora NTT DATA e que é também naming sponsor da competição. A TRIX assina a realização do filme.
Sobre o conceito criativo da campanha, André Sentieiro, Diretor Criativo da Tangity Portugal, revela que “falar para os mais jovens é sempre um desafio, porque as marcas têm de encontrar a linguagem e a forma certa de o fazer. Nesta campanha, creio que encontrámos um eixo verdadeiramente autêntico, porque os Tangity Young Lions Portugal prometem fazer exatamente o que José Pinhal não conseguiu no seu tempo: dar o devido reconhecimento ao talento, algo que acabou por só acontecer décadas após a sua morte. É o exemplo perfeito pela história, pela letra da sua música e pela estética para transmitirmos a ideia de que a vida dura muito pouco para darmos palco a outro, mais ainda no registo imagético kitsch que emergiu com o cantor, graças às novas gerações.”
A primeira fase das candidaturas termina dia 6 de março e podem inscrever-se profissionais até aos 30 anos, através do envio do portefólio e/ou CV, nas áreas de Design, Digital, Filme, Imprensa/Outdoor, Marketing, Media e PR.
Informações complementares sobre as candidaturas e a competição estão disponíveis em https://younglionsportugal.mop.pt/
Relacionados