Descrição da peça
A Coleção “Surfing Through the Odds” foi filmada e fotografada inteiramente em São Tomé e Príncipe (África), com a ajuda da Soma Surf, a ONG que está a transformar a vida de centenas de raparigas através da surf terapia. Com uma equipe multicultural, liderada pela diretora sul-africana Ana-Filipa Domingues e pela fotógrafa brasileira Ana Catarina, foram tiradas mais 100 fotos e vídeos, agora disponíveis na Shutterstock - além da realização de um documentário que conta a história do projeto e o seu impacto social na comunidade. O valor angariado com a venda das imagens está a financiar a Soma Surf e, assim, ajudar a criar uma nova geração de jovens mulheres independentes e empoderadas em São Tomé.
Descrição do briefing
Parece impossível mas até 2021 ao pesquisar a palavra "surfista" nos principais bancos de imagens, iriamos encontrar muita coisa - menos imagens de raparigas negras a surfar. A Betclic, que investe em histórias que desafiam as odds, em parceria com Shutterstock e a ONG Soma Surf, decidiu corrigir esta gigantesca falta de representatividade. Assim nasceu o projeto "Surfing Through the Odds", a primeira coleção de imagens (fotografias e vídeos) de jovens surfistas negras disponível num banco comercial de imagem, pronto para combater o preconceito, uma fotografia de cada vez.
Resultados
Desde que a Coleção "Surfing Through the Odds" foi lançada', centenas de imagens já foram compradas em mais de 39 países. O documentário foi apresentado em inúmeros eventos e festivais, incluindo o icónico Festival de Cinema de Sundance, chamando a atenção dos mídia e a ser notícia em todo o mundo. Desde que a campanha foi lançada os donativos para o Projeto Soma surf aumentaram mais de 5.468%. E o mais importante: com imagens de raparigas negras a surfar pela primeira vez disponíveis nos bancos de imagens, começamos a combater o preconceito e a promover a inclusão, uma fotografia de cada vez.
Equipa
Data de início de veiculação do trabalho 10.10.2023
Qual o Produto?
ONG / Coleção de Imagens Comerciais / Causas Sociais
Diretor Geral- Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Diretor Criativo - Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Diretor Criativo Executivo- Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Diretor Arte - Pedro Bexiga
Designer - Pedro Bexiga
Redator - Marcelo Lourenço
Motion Designer - Tiago Soares
Estratega - Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Marketeer - Ricardo Malaquias, Miguel Domingues, Ricardo Domingues, Francisca Sequeira, Rita Xavier
Diretor de Estratégia - Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Diretor Contas - Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Produtor - Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Diretor de fotografia - Bryan Garrick Little
Realizador - Ana Filipa Domingues
Fotógrafo - Ana Catarina, Thiago Theophilo
Editor -Sanki Razer, Neto Jones, Francisco Camacho
Direção de Arte Cinematográfica - Noelia Lage Vazquez, Ana Roseira, Adam Barnett
Anunciante - Betclic
Empresa - Coming Soon
Campo de Santa Clara
Mercado de Santa Clara 1º piso
1100-472 Lisboa
Tel. +351 913 192 292
geral@clubedacriatividade.pt
Subscreve Newsletter
Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP
© 2024 Clube da Criatividade Portugal
built by
PESQUISA AVANÇADA
Sócios & parcerias
Festival & Prémios CCP
Notícias & agenda
Academia & Jovens Criativos